quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pigmentação



Os pigmentos são substâncias coloridas, sendo que alguns são constituintes normais das células, enquanto outros são anormais e só se acumulam nas células em determinadas circunstâncias. Eles podem ser exógenos, originando-se fora do corpo, ou endógeno, sintetizados no próprio corpo.

Pigmentos Exógenos: o pigmento exógeno mais comum é o carbono ou a poeira de carvão, que é um poluente do ar onipresente na vida urbana. Ao ser inalado, ele é capturado pelos macrófagos dos alvéolos e transportado através dos vasos linfáticos para os linfonodos regionais da região traqueobrônquica, o acúmulo desse pigmento escurece o tecido pulmonar e os linfonodos envolvidos . Os trabalhadores das minas de carvão, os agregados de poeira de carvão podem causar uma reação fibroblástica e até mesmo enfisema, causando uma grave doença pulmonar conhecida como pneumoconiose dos carvoeiros.
A tatuagem é uma forma localizada de pigmentação exógena da pele, os pigmentos inoculados são fagocitados pelos macrófagos na derme, nos quais permanecem pelo resto da vida.

Pigmentos Endógenos: A lipofuscina é um pigmento insolúvel, também conhecida como lipocromo e pigmento de desgaste ou da senescência, ela é composta de polímeros de lipídios e de fosfolipídios que formam complexoscom proteínas, sugerindo que é derivada da peroxidação lipídica de lipídios poliinsaturados das membranas subcelulares, a lipofuscina não é nociva para a célula ou para as suas funções, sua importância está no fato de ser um sinal indicativo de lesão por radicais livres e peroxidação lipídica. Em seções de tecidos, ela aparece como um pigmento intracitoplasmático marrom-amarelado, finamente granular, geralmente perinuclear, é vista em células que estão sofrendo lentas alterações regressivas, sendo particularmente proeminente no fígado e no coração de pacientes idosos ou com desnutrição severa e caquexia neoplásica. À microscopia eletrônica, os granulos são muito densos, geralmente apresentam estruturas membranosas em seu interior e normalmente são perinucleares.
A melanina é um pigmento endógeno, marrom-escuro ou preto, que não é um derivado da hemoglobina, formado quando a enzima tirosinase catalisa a oxidação da tirosina em diidrofenilalanina nos melanócitos.
A hemossiderina é um pigmento derivado da hemoglobina, cuja coloração varia do amarelo-ouro ao marrom, granular ou cristalino, sendo a forma de armazenamento do ferro nas células.

Nenhum comentário:

Postar um comentário