A adesão leucocitária e a transmigração são reguladas principalmente pela ligação de moléculas de adesão complementares no leucócito e na superfície endotelial, e pelos mediadores químicos (quimiotoxinas e determinadas citocinas) que afetam esses processos modulando a expressão na superfície ou avidez dessas moléculas de adesão. Os receptores de adesão envolvidos pertencem a quatro famílias moleculares (as selectinas, a superfamília das imunoglobulinas, as integrinas e as glicoproteínas semelhantes à mucina).
O recrutamento dos leucócitos para os locais de lesão e infecção é um processo que contém várias etapas, envolvendo a ligação dos leucócitos circulantes às células endoteliais e sua migração através do endotélio. Os eventos iniciais incluem a indução das moléculas de adesão nas células endoteliais por meio de vários mecanismos. Mediadores, como a histamina, a trombina e o fator de ativação das plaquetas , estimulam a redistribuição da P-selectina de seus grânulos de armazenamento intracelular para a superfície celular.
Os leucócitos expressam carboidratos que se ligam às selectinas endoteliais nas pontas de suas microvilosidades. Essas interações são de baixa afinidade, com uma taxa de desligamento muito rápida, sendo facilmente interrompidas pelo fluxo sanguíneo. Consequentemente , os leucócitos ligados ao endotélio se soltam e se ligam novamente, rolando ao longo da superfície endotelial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário